quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os Ferreira da Silva


Clube Náutico Potengi Aeroporto de Parnamirim/RN


Os Ferreira da Silva é difícil falar de uma família tão extensa e na verdade com inúmeras variantes que às vezes fica difícil, avançar, entenda retroceder, no caminho genealógico.

Minha família Ferreira da Silva, oriunda do meu avô paterno é, até onde sei, toda do Rio Grande do Norte, mas precisamente de São José do Mipibú.

Inclusive há cerca de algum tempo encontrei um amigo no IHGRN e depois através do primo João Felipe, Anderson que me passou algumas informações e me ajudou, mas na verdade tenho muito pouca informação.

Graças a meu avô, Alfredo, o qual devo meu nome, que se preocupou em documentar através de fotografias (inúmeras), anotações, documentos, certidões e até mesmo um diário escrito pelo meu bisavô por volta de 1894, onde o mesmo relata algumas descrições diárias, poesias, queixas, enfim várias e valiosas informações, das quais espero em breve puder transcrevê-las aqui.

Não poderia falar de meu avô, sem falar de minha avó, a querida Ediusa Pereira Pinto, de Angicos/RN, mas peço aos amigos para neste texto tecer comentários apenas acerca de meu avô paterno e posteriormente falarei da mesma.

Fala de Alfredo, para mim é um pouco complicado, ele era uma pessoa querida e ao mesmo tempo mal interpretada. Na vontade de ajudar ou agradar, ele passava um pouco dos limites, gerando assim alguns desconfortos.

Ensinou-me muito como homem ético, íntegro, honesto e outros tantos adjetivos que enaltece seu caráter e sua postura.

Pode parecer que estou fugindo um pouco do assunto de genealogia, mas resgatar e registrar fatos e comentários sobre nossos entes é sim genealogia!

Alfredo Ferreira da Silva Filho nasceu a 23 de Janeiro de 1913 em Natal / RN, filho mais novo do casal Alfredo Ferreira da Silva e Elvira Elisa Ferreira da Silva, todos de São José do Mipibú e faleceu no Recife em 02 de Março de 2003.

Desde cedo buscou reparar a vida humilde procurando dar aos pais uma vida confortável.

Passou no concurso do Banco do Brasil e venho residir no Recife/PE, onde fixou toda sua existência sem nunca esquecer sua terra NATAL, onde sempre manteve todo carinho, bem como sua paixão, AVIÕES, tinha verdadeira adoração pelas aeronaves, deixado inclusive diversas informações, livros, recortes de jornais, entre outros objetos, bem como a foto no início do texto do antigo aeroporto de Natal - Parnamirim/RN.

Na verdade o pouco que sei foi através das informações deixadas por ele, mas ainda são poucas, pois não retrocede a muitas gerações, chegando apenas nas que seguem abaixo:

Alfredo Ferreira da Silva Filho c.c Ediusa Pereira Pinto, filho de
Alfredo Ferreira da Silva c.c Elvira Elisa Ferreira da Silva, filho de
Antônio Bernardo Ferreira da Silva c.c Otília Olímpio Galvão, filho de
Bernardo Ferreira Guedes, este lusitano, mas sem maiores comprobações.

Um fato forte é que os FERREIRA DA SILVA vem a mais de cinco gerações mantendo o sobrenome, o que pode facilitar a obtenção de informações, principalmente por São José do Mipibú, não ser tão populosa.